terça-feira, 21 de abril de 2009

Os melhores 50 restaurantes do mundo

Já saiu a lista de 2009 do incontornável "The San Pelegrino World's 50 Best Restaurants". Nos primeiros 10 - liderados uma vez mais por "El Bulli" (de Ferran Adriá), que é votado, pelo 4.º ano consecutivo como o melhor restaurante do mundo - constam, por ordem decrescente, o "Fat Duck" (Inglaterra), "Noma" (Dinamarca), "Mugaritz" (Espanha), "El Celler de Can Roca" (Espanha), "Per Se" (EUA), "Bras" (França), "Arzak" (Espanha), "Pierre Gagnaire" (França) e "Alinea" (EUA).
Para ser franco, não me interessa particularmente discutir os critérios de uma lista que - por definição - será sempre discutível, nem sequer perder muito tempo com os méritos relativos dos restaurantes nomeados e das suas posições na lista.
Para mim, cada vez que sai um guia ou uma lista desta natureza, fica a fantástica sensação de que tenho (ainda) o mundo todo para descobrir e a vontade de o fazer à mesa de quem mo pode revelar.

Guardo também um (atrasado) propósito de ano novo: fazer, pelo menos, uma refeição num destes restaurantes galardoados (querem vir?)

4 comentários:

Miguel Poiares Maduro disse...

Rafael, não é para me gabar mas já estive em todos com excepção do El Bulli (irei tentar este ano: vamos?), do Bras (prioridade máxima mas muito longe de tudo), El Celler e o Noma. quanto aos que fui dessa lista a minha ordem seria diferente:
Alinea
Fat Duck
Pierre Gagnaire
Mugaritz
Arzak
Per Se
E juntava um ou dois a esses 10 primeiros.
abraço
Miguel

sara disse...

bem, eu só conheço os dois primeiros e só de nome, por isso, repondo à pergunta com outra pergunta: onde são as inscriçõeS?

Jacinto Lucas Pires disse...

marquemos datas!

Miguel Poiares Maduro disse...

Eu estou a tentar marcar o El Bulli...
ps: depois de ter colocado o Alinea em primeiro estou consciente do meu dever de fundamentação (once a jurist...) e irei fazer um post em breve.