quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A visita à Quinta do Monte D'Oiro

Faltava registar no deguste.com a excelente visita que fizemos à Quinta do Monte D'Oiro.

Apesar de já ter ouvido falar das "provas musicadas" a que José Bento dos Santos por vezes recorre para apresentação dos seus vinhos, a participação numa confirmou que se trata de uma prova especial.

A associação entre algumas formas que a casta Syrah pode assumir e a música de Paganini, para além de elucidativa, foi um verdadeiro prazer para os sentidos.

Destaco a forma inteligente como a prova está organizada com a definição de uma possível benchmark (no nosso caso foi o E.Guigal Côte-Rôtie Brune et Blonde 1985) e depois a forma como através do portefólio da QMdO se vão subindo os degraus que nos elevam à máxima expressão que o Syrah pode assumir na QMd'O; sempre acompanhados por variações da música de Paganini.

À prova seguiu-se o jantar e mais um frente-a-frente de alguns vinhos da QMdO com vinhos franceses, um Volnay Clos des Chenes de 86 e um Pomerol de 88. Vinhos como o Madrigal 07, o Aurius 05 e o Ex-Aequo 06 mostraram que a qualidade dos vinhos da QMdO não se reduz aos Syrah.

Do jantar, apesar do nível elevado de todos os pratos, destaco o Caranguejo do Alaska em cama de maionese de baunilha e o Boudin noir com maça confitada.

Em termos de vinhos da QMdO os que mais me impressionaram foram o Homenagem a António Carqueijeiro 01, pela concentração, complexidade e boa frescura; e o Ex-Aequo 06, pelo equilíbrio entre estrutura e elegância.

Para o final fica o agradecimento ao nosso anfitrião José Bento dos Santos, pela forma simpática como nos recebeu e pela sua sempre enriquecedora companhia ao jantar!

Sem comentários: