quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Princípio e Princípios da Degustação...

Este blog é uma tertúlia intelectual gastronómica. Alguns curiosos juntam-se a alguns profissionais num espaço livre de debate e reflexão sobre a gastronomia e outros pecados virtuosos que a vida tem para oferecer. O nosso principal objectivo é satisfazer a nossa curiosidade intelectual e hedonística sobre a gastronomia, contribuindo para, parafraseando uma nova revista do The Economist, uma vida mais inteligente. Subsidiariamente, esperamos promover uma cultura gastronómica que tenha uma identidade portuguesa mas seja, igualmente, mais criativa, aberta e informada. Portugal é um país com uma forte identidade gastronómica mas peca, por vezes, por uma abordagem algo paradoxal dessa identidade. Por um lado, valorizamos pouco alguns dos nossos produtos. Por outro lado, somos demasiado apegados às nossas receitas. A identidade gastronómica de um país não se esgota no seu receituário. Ela parte dos produtos locais e é alimentada pela memória das suas receitas mas vive na cozinha dos seus interpretes e afirma-se reinventando-se quotidianamente. Não podemos confundir a nossa cozinha com a memória dela. Na gastronomia como no resto a verdadeira identidade exige uma constante reflexão e auto-crítica.
Sobretudo, pretendemos degustar e escrever sem preconceitos gastronómicos. Tanto falaremos de cozinha molecular como do cozido das nossas mães. Na vida necessitamos de ambos: da surpresa do novo e do conforto do conhecido. Queremos exaltar os nossos produtos e os seus intérpretes (os chefes). Queremos tratar a gastronomia como arte e reflectir sobre ela como se de filosofia se tratasse. Queremos saber técnicas e perceber criações. Queremos exaltar novos sabores e ser fiéis aos antigos. Só temos duas exigências: seriedade e prazer na cozinha e à mesa.
Não pretendemos “vender” ou impor uma qualquer “doutrina gastronómica”. Pretendemos sim elevar a gastronomia e o gosto pela mesa a um lugar de relevo na cultura e na vida portuguesa quotidiana, de modo a tentar inverter alguma tendência de “reducionismo” e “empobrecimento” do fenómeno gastronómico e a acabar com alguns preconceitos e supostas “antinomias” entre cozinha tradicional e a cozinha moderna (ou contemporânea, sofisticada, de vanguarda, criativa, etc…). É por isso, igualmente, que este blog é composto por pessoas que, ligadas pelo gosto pela gastronomia e uma certa curiosidade hedonística, têm valias e experiências diferentes (chefes, críticos, meros apaixonados, enófilos).
Este não será um mero “site de crítica de restaurantes ou de vinhos”. O nosso objectivo é ser um fórum de debate, divulgação e promoção da cultura gastronómica nas suas mais diversas facetas (incluindo, por exemplo, relatos de refeições, técnica culinária, literatura gastronómica, recuperação de tradições, discussão de receitas, discussão e divulgação de conceitos e termos gastronómicos, decálogos famosos, discussões sobre vinhos e o vinho e a comida, história da gastronomia, actualidade culinária, relatos de viagens, encontros com chefes de todo o mundo, opiniões e comentários sobre “matéria-prima”, onde encontrar e como “trabalhar” produtos de qualidade).
Para tudo isto contamos igualmente com o contributo de todos aqueles que quiserem intervir neste blog. Traga-nos algumas das suas memórias gastronómicas e desafie as nossas. É isso que faz a riqueza à mesa.
Os degustadores